Capa » Gastrointestinais » Ecoendoscopia – O que é, como é realizada, quando é indicada e em que se difere da endoscopia
Ecoendoscopia – O que é, como é realizada, quando é indicada e em que se difere da endoscopia
Hospital Albert Sabin (has) - 50 anos divulgação

Ecoendoscopia – O que é, como é realizada, quando é indicada e em que se difere da endoscopia

Os Drs. Sérgio Alexandre Barrichello Júnior e Alex Ingold, ambos gastroenterologistas do Hospital Albert Sabin, explicam sobre essa técnica inovadora para procedimentos gastrointestinais

A ecoendoscopia é um exame diagnóstico e terapêutico voltado para as doenças do aparelho digestivo alto, ou seja, esôfago, estômago, duodeno, vias biliares, pâncreas e vesícula biliar, e baixo, como cólon e reto. Trata-se de um ultrassom realizado, por endoscopia, que facilita a avaliação das estruturas citadas, uma vez que é realizado em contato próximo com o órgão a ser estudado.

O Dr. Sérgio Alexandre Barrichello Júnior, gastroenterologista especialista em endoscopia do Hospital Albert Sabin (HAS), explica qual é a diferença entre esse método e a endoscopia normal: “Na verdade, são procedimentos diferentes que avaliam doenças de formas distintas. A ecoendoscopia possui este nome apenas por ser realizada com um gastroscópio e possuir a via de acesso semelhante à endoscopia digestiva alta”.

São diversas as indicações da ecoendoscopia, desde o diagnóstico de lesões subepiteliais, que são tumores estromais ou cistos de duplicação de esôfago, estômago e duodeno, até o estadiamento de tumores com avaliação de linfonodos acometidos. “Essas anomalias não são passíveis de diagnóstico pela endoscopia convencional, pois, estão situadas nas camadas profundas desses órgãos”, exemplifica o Dr. Alex Ingold, também gastroenterologista do HAS.

Quanto às vias biliares, a técnica possibilita drenagens eco guiadas nos casos em que a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica é falha, bem como proporciona o diagnóstico morfológico e histopatológico por punção de lesões nesta área. Já no trato digestivo baixo, a principal indicação fica relacionada a endometriose.

“A ecoendoscopia vem sendo amplamente realizada e até preconizada em “guidelines” como exame de escolha frente a ressonância magnética para lesões de pâncreas e na avaliação da vesícula biliar é considerada “padrão-ouro” para diagnóstico de microlitíase (pequenas pedras da vesícula que o ultrassom convencional não consegue visualizar), sendo muito solicitada por cirurgiões no manejo de dores abdominais crônicas sugestivas de colelitíase”, conta o Dr. Barrichello.

Quanto às contraindicações, todo procedimento com punção deve ser realizado em pessoas com coagulograma e plaquetas nos níveis adequados. Quando o paciente apresenta comorbidades e/ou idade avançada, a sedação deverá ser realizada por anestesiologista após devida avaliação.

O preparo é idêntico aos exames diagnósticos de endoscopia digestiva alta para trato digestivo superior, ou seja, apenas jejum, e colonoscopia para trato digestivo inferior, preparo de cólon. O tempo de duração é de, aproximadamente, 20 a 40 minutos e, após a sua realização, apenas o repouso em casa por conta da sedação é suficiente. “Em alguns casos particulares, de punções de lesões pancreáticas, podem ser necessários jejum de 6 horas e antibioticoterapia”, adverte o Dr. Ingold.

Os dois gastroenterologistas do HAS, além das demais equipes, salientam que o Hospital Albert Sabin, referência na zona oeste de São Paulo, conta com salas de recuperação anestésica pós-exame e espaço para condução dos casos, com equipamento moderno e de última geração, que são fundamentais no sucesso do tratamento e diagnóstico. Além disso, punções e casos complexos são mais bem conduzidos em ambiente hospitalar possuidor de toda a infraestrutura necessária e retaguarda especializada, que é o caso do HAS, para a execução de diversos procedimentos.

“A ecoendoscopia é um exame inovador e com ampla variedade de indicações. Contar com ele é, sem dúvidas, um diferencial para o Hospital Albert Sabin. É uma ferramenta moderna e auxiliadora, principalmente, no manejo precoce do temido câncer de pâncreas, que vem crescendo substancialmente nos últimos anos”, finaliza o Dr. Sérgio Alexandre.

 

Hospital se torna referência na zona oeste de São Paulo.

Com 50 anos de experiência, Hospital Albert Sabin passa por revitalização completa e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região.

Com a missão de promover a saúde, buscando a excelência dos processos assistenciais, melhoria contínua e eficiência operacional, a história do Hospital Albert Sabin de SP (HAS), que completou 50 anos em 2020, remonta aos anos 1970 com a aquisição da Lapa Assistência Médica. Nos anos seguintes, deu-se a construção do prédio que ainda hoje abriga o hospital.

Já a partir dos anos 2000, seus sócios iniciaram o processo de revitalização e modernização do hospital, através de reformas e da aquisição de novos equipamentos com tecnologia de ponta, culminando em 2016 com a ampliação e nova reforma, dobrando o número de leitos.

Humanização, cuidado, atenção e respeito são os valores que orientam todas as atividades da equipe e do centro médico como um todo, colocando à disposição dos pacientes equipamentos de última geração, que garantem mais segurança e altos índices de sucesso em cirurgias e tratamentos.

Os serviços oferecidos à população, sempre com alto grau de qualidade, são os mais completos e diversos, como:

  • Pronto atendimento 24 horas – Preparados para atender emergências e urgências com rapidez e eficiência, o Hospital Albert Sabin tem uma equipe multiprofissional de alto nível e conta com diversas especialidades, como Cardiologia, Clínica Geral, Ortopedia e Cirurgia Geral.
  • Internações de urgência e eletivas – Para procedimentos clínicos e cirúrgicos, oferece um atendimento humanizado com total tranquilidade, contando com apartamentos confortáveis e com completo serviço de hotelaria, UTI adulto, com profissionais preparados para atender aos pacientes em todos os procedimentos intensivos com total segurança e agilidade, e uma equipe de enfermagem treinada nos mais altos padrões de excelência. Dispõe também de enfermaria, com todo o conforto dos apartamentos, contudo, com dois leitos por instalação.
  • Cirurgias – Centro Cirúrgico com instalações de alta qualidade e o mais bem equipado da região, oferecendo atendimento com total segurança e cuidado nas mais diversas especialidades, como Cardiológica, Oncológica, Cirurgia Bariátrica, Ortopédica, Torácica, Otorrinolaringológica, Neurológica, Urológica, Ginecológica, Vascular, Plástica e Geral. Também, o Arco Cirúrgico proporciona maior precisão para realização de procedimentos, principalmente para as Cirurgias Ortopédicas, Neurocirurgias e Cirurgias Vasculares.
  • UCO (Unidade Coronariana) – Especializada no tratamento de pacientes adultos com problemas cardíacos que correm alto risco e necessitam de cuidados intensivos com monitoramento 24h. Equipe sempre preparada para prestar a assistência especializada necessária a todos os pacientes durante procedimentos cardíacos ou nos seguintes eventos: Dor Torácica, Síndromes Coronarianas Agudas, Insuficiência Cardíaca Descompensada, Arritmia Instável, Síndrome Aórtica Aguda e Síndrome Pós-Parada Cardiorrespiratória.
  • Especialidades – Com o intuito de atender as mais variadas necessidades de seus pacientes, o HAS conta com equipes em, praticamente, todas as áreas, como Arritmologia, Bucomaxilo, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia ,Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Urologia e Vascular..

Pensando sempre na comodidade de seus pacientes e tentando atender o maior número de pessoas que procuram o hospital, o HAS atende e trabalha com diversos convênios e planos de saúde.

O Hospital Albert Sabin também realiza exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, serviços de diagnose e terapia com o que há de mais moderno em termos de equipamentos e com qualidade profissional incomparável. Dentre esses serviços encontram-se a Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética/Angioressonância.

Impossível não se surpreender com a estrutura e a qualidade do Hospital Albert Sabin, adquiridos em 50 anos de trabalho árduo e abnegação pessoal de seus mantenedores e funcionários, visando sempre o bem-estar de seus pacientes, colaboradores e da população em geral que o procura. É realmente um centro médico completo e de excelência em todas as áreas que se propôs a atuar.

O hospital e seus profissionais atuam com protocolos de segurança e certificações internacionais para garantir processos seguros aos seus pacientes, acompanhantes e equipes. Vale ressaltar os esforços realizados pelo hospital na adoção de medidas de segurança, diante da pandemia de COVID-19, ao adotar entradas e instalações separadas para pacientes eletivos e a separação, no pronto socorro, de pessoas com suspeita de infecção pelo novo coronavírus já na triagem.

HAS: A sua vida tem o nosso cuidado!

Para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=M7W28Af8tKI 

Link vídeo 50 anos: https://youtu.be/uNoHjdPVMVI 

Serviço

Site: http://www.hasabin.com.br

IG: https://www.instagram.com/hospital_albertsabin/

In: https://www.linkedin.com/company/hospital-albert-sabin/

Facebook: https://www.facebook.com/hasabin.lapa

Endereço

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP

Central de atendimento

(11) 3838 4655

Convênios atendidos

ALLIANZ- APCEF/SP- AXA ASSISTANCE- BRADESCO- CABESP- CARE PLUS- CENTRAL NACIONAL UNIMED- CET- CRUZ AZUL- FUNDAÇÃO CESP- GAMA- GEAP- GOLDENCROSS- INTERMÉDICA- LIFE EMPRESARIAL- MAPFRE ASSISTÊNCIA- MEDISERVICE- NOTRE DAME- PORTO SEGURO- SANTAMÁLIA- SÃO CRISTOVÃO- SBC- SEPACO- SINDICATO DAS BORRACHAS- SOMPO- SUL AMÉRICA- UNIMED SEGUROS

Para ler mais sobre sua saúde, clique aqui.

Sua saúde física e mental,  medicamentos, farmácias e drogarias estão no Portal 2A+ Remédios com atualizações diárias a qualquer momento.

Fonte: MCAtrês Assessoria em Comunicação e Marketing

As informações veiculadas neste Portal de Notícias  têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente. Não se automedique, consulte sempre um Médico ou Farmacêutico em suas respectivas áreas de responsabilidade.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias são de responsabilidade exclusiva das fontes citadas para todos os fins legais, sejam Assessorias de Imprensa, Marketing, Profissionais ou não, ou quaisquer outras, e não caracterizando em nenhum momento opinião, recomendação, aval ou informação de responsabilidade dos realizadores deste Portal de Notícias.

 

 

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado Clique aqui