Capa » Câncer » Medula Óssea: doação é simples e salva vidas

Medula Óssea: doação é simples e salva vidas

Chance de um paciente encontrar um doador compatível é de 1 em 100 mil

A doação Medula Óssea é simples, mas pode salvar a vida de pessoas em sofrimento por doenças do sangue. A seguir, a coordenadora do curso de Enfermagem da Anhanguera, Graziella Guimarães, explica o que é o transplante, quem pode doar, a importância do gesto, e tira outras dúvidas.

O QUE É A MEDULA ÓSSEA

A medula óssea, popularmente conhecida como ‘tutano’, é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos do ser humano.

É na medula óssea onde são produzidos os componentes do sangue: as hemácias, ou glóbulos vermelhos (responsáveis por transportar o oxigênio dos pulmões para as células, e o gás carbônico das células para os pulmões); os leucócitos, ou glóbulos brancos (que fazem a defesa do organismo contra infecções); e as plaquetas (que compõem o sistema de coagulação do sangue).

DOAÇÃO

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doação de medula óssea ajuda no tratamento de cerca de 80 doenças que não podem ser tratadas com uso de medicamentos, entre elas a anemia aplástica grave (quando a medula óssea não produz as células do sangue); mielodisplasias (distúrbio que interrompe a produção das células do sangue) e alguns tipos de leucemias (tipo de câncer que afeta a velocidade de crescimento dos leucócitos).

O Brasil possui mais de cinco milhões de doadores cadastrados no Registro de Doadores de Medula Óssea no Brasil (REDOME) e é o terceiro país do mundo em número de doadores.

Mesmo assim, as cirurgias de transplante demoram, porque a chance de um paciente encontrar um doador compatível é de uma em 100 mil. Como é necessária uma grande variedade de perfis genéticos para a compatibilidade, outro aspecto que dificulta a doação é que a maioria dos doadores inscritos é morador das regiões Sul e Sudeste do país.

Além disso, houve queda de 30% no número de voluntários a doar, por conta da pandemia, segundo dados do REDOME.

O PROCEDIMENTO

O candidato a doador deve ter idade entre 18 e 35 anos. Para iniciar o processo, o doador deve procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, para que seja coletada uma amostra de sangue.

Depois dessa coleta, os dados do doador são inseridos no cadastro nacional do REDOME. Quando algum paciente estiver precisando de transplante, a compatibilidade é verificada automaticamente e o doador é convocado para doar.

No procedimento de doação em si, a medula é aspirada por meio de punções, feitas com agulhas, nos ossos posteriores da bacia. Não há qualquer risco para o doador, e em poucas semanas a medula já estará completamente recuperada.

Já no processo de recepção da medula, o paciente passa por um tratamento que ataca as células doentes, destruindo a própria medula. Depois disso, recebe a nova medula como se fosse uma transfusão de sangue comum. Ao circular pela corrente sanguínea, a nova medula vai parar na medula óssea, onde se desenvolve e cria novas células do sangue saudáveis.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.com e blog.anhanguera.com.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.168 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br

Fonte: Ideal HKS

Para ler mais sobre sua saúde, clique aqui.

Sua saúde física e mental,  medicamentos, farmácias e drogarias estão no Portal Remédios com atualizações diárias a qualquer momento.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias  têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente. Não se automedique, consulte sempre um Médico ou Farmacêutico em suas respectivas áreas de responsabilidade.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias são de responsabilidade exclusiva das fontes citadas para todos os fins legais, sejam Assessorias de Imprensa, Marketing, Profissionais ou não, ou quaisquer outras, e não caracterizando em nenhum momento opinião, recomendação, aval ou informação de responsabilidade dos realizadores deste Portal de Notícias.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado Clique aqui