Capa » Ansiedade » Aumenta consumo de medicamentos para ansiedade e depressão durante a pandemia

Aumenta consumo de medicamentos para ansiedade e depressão durante a pandemia

Dados da Funcional Health Tech apontam que no primeiro semestre de 2021 o uso destes medicamentos aumentou 14%

Um levantamento da Funcional Health Tech – empresa líder em inteligência de dados e serviços de gestão no setor de saúde – feito a partir da análise de aproximadamente 1 milhão de pessoas, distribuídas por todo o país, mostra que entre janeiro e julho deste ano o consumo de medicamentos para ansiedade e depressão cresceu 14% em comparação ao mesmo período de 2020.

O público analisado são colaboradores das empresas clientes da Funcional Health Tech no produto Benefício Farmácia, uma solução corporativa que incentiva a adesão ao tratamento medicamentoso, proporcionando assistência à saúde, o que impacta na qualidade de vida e na retenção de talentos das empresas.

De acordo com o estudo, mulheres jovens (19 a 23 anos) que residem nas capitais foi o perfil que mais cresceu no consumo de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos. Ainda com base nos dados da Funcional Health Tech, foi criado um ranking desses medicamentos, e os mais utilizados são antidepressivos, que representam 71,38%, seguido de sedativos e ansiolíticos (usados no controle da ansiedade), com 41,72%, e os direcionados para tratamento de outras doenças relacionadas ao sistema nervoso, com 15,03%.

“Quando analisamos os dados gerais de consumo de medicamentos de todos os clientes da Funcional, percebemos uma importante diminuição durante a pandemia para a maior parte dos medicamentos, em contraste com o aumento no consumo de antidepressivos e ansiolíticos. O que reforça a relevância dos cuidados com saúde mental desde a chegada da Covid-19”, comenta o Dr. Alexandre Vieira, CMO (Chief Medical Officer) da Funcional Health Tech.

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com depressão aumentou muito na última década: quase 5% da população do planeta (cerca de 330 milhões de indivíduos) convive com a doença e as suas repercussões no cotidiano. O Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalente a 5,8%, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. Além disso, o país ocupa o primeiro lugar quando a questão é a prevalência de casos de ansiedade.

Sobre a Funcional Health Tech

A Funcional Health Tech oferece serviços de alta tecnologia para vários players do mercado de saúde, incluindo empresas, farmácias, indústria farmacêutica, planos de saúde e hospitais. Fundada em 1999, a companhia possui mais de 300 clientes corporativos, processa mais de R$ 10 bilhões ao ano em seus sistemas de gestão nas redes de farmácias e cerca de R$ 5 bilhões de contas médicas em Health Analytics. Já são 10 milhões de pacientes beneficiados pelos serviços que a Funcional Health Tech oferece ao mercado.

Fonte:

Danthi Comunicações

Para ler mais sobre sua saúde, clique aqui.

Sua saúde física e mental,  medicamentos, farmácias e drogarias estão no Portal Remédios com atualizações diárias a qualquer momento.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias  têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente. Não se automedique, consulte sempre um Médico ou Farmacêutico em suas respectivas áreas de responsabilidade.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias são de responsabilidade exclusiva das fontes citadas para todos os fins legais, sejam Assessorias de Imprensa, Marketing, Profissionais ou não, ou quaisquer outras, e não caracterizando em nenhum momento opinião, recomendação, aval ou informação de responsabilidade dos realizadores deste Portal de Notícias.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado Clique aqui