Capa » Notícias » Obesidade infantil cresce na pandemia

Obesidade infantil cresce na pandemia

Saiba como os hábitos alimentares da infância impactam no agora e no futuro

A obesidade infantil é caracterizada pela condição em que uma criança está significativamente acima do peso levando em consideração a sua idade e altura. Dados recentes da Organização Mundial da Saúde alertam que a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde do mundo. Mais alarmante que isto, são os números divulgados que apontam que em 2025 o número de crianças obesas no planeta pode chegar a 75 milhões.

Os hábitos alimentares iniciam já aos seis meses, quando o bebê começa a Introdução Alimentar (IA). É nesta fase que a criança passa a conhecer os alimentos, não necessariamente começam a comer, mas experimentam, sentem a textura, levam até a boca e iniciam uma nova fase da vida. É a partir deste marco que alguns hábitos vão sendo moldados até chegar na fase adulta. Por isto, o acompanhamento médico, feito pelo pediatra, é muito importante, pois o aumento de peso da criança é monitorado e um dos documentos mais importantes desta fase é a caderneta da criança, já que é ali que os índices de crescimento e ganho de peso são acompanhados. “É possível prevenir a obesidade infantil com boas práticas alimentares desde a primeira infância, com o incentivo do aleitamento materno, orientações para evitar o consumo de açúcar antes dos dois anos de idade, bem como alimentos ultraprocessados”, explica Tayna Heizen, nutricionista do Colégio Stella Maris.

Durante quase um ano e meio de pandemia, notou-se um aumento ainda maior do número de crianças acima do peso. Esta é uma questão multifatorial, não só física, mas também mental. Com tanto tempo em isolamento, observou-se crianças mais ansiosas e descontando algumas de suas frustrações na comida. Escolas fechadas, aspectos ambientais e comportamentais fizeram com que elas estivessem muito mais tempo em frente ao computador, por exemplo, o que acaba implicando no sedentarismo, aumentando o consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras, “estes alimentos são muito calóricos e, para as crianças, o impacto é muito grande. Neste sentido, os pais precisam monitorar a alimentação de seus filhos no presente, não podemos deixar essa questão para depois”, alerta a nutricionista.

O papel dos pais na alimentação infantil

O tratamento da obesidade infantil é bastante complexo e a orientação de comer menos e gastar mais energia requer uma boa condução. Do contrário, é alto o risco de fracasso, recuperação do peso perdido e até transtornos alimentares. “Na prática, encorajamos mudanças sustentáveis no estilo de vida, com a participação ativa dos pais, que devem ser bons modelos, estimular exercícios, facilitar o acesso a alimentos saudáveis e limitar o tempo nas telinhas. Os pais desempenham um papel crucial no que diz respeito à compra e ao preparo dos alimentos, já que as preferências alimentares das crianças são influenciadas pelas escolhas e pelos hábitos alimentares dos pais”, complementa Tayna.

Os pais precisam também adotar hábitos saudáveis em casa, para que seja rotina na escola. Para Tayna, “é na escola que a criança passa a maior parte do tempo, assim podemos monitorar e incentivar o consumo de alimentos saudáveis. Em sala de aula é ensinado sobre as melhores escolhas alimentares, mas é só o começo. O comportamento saudável precisa ser mantido em casa e incentivado pelos pais. É de grande importância que os pais preparem a lancheira com muita atenção aos rótulos. Tendo isto em mente, é necessário abolir os salgadinhos ultraprocessados, refrigerantes, bebidas industrializadas e os doces. Afinal, todas as refeições importam”, finaliza.

De olho na lancheira

Para facilitar o entendimento, algumas dicas podem facilitar a montar a lancheira da criança. A principal delas é sobre desembalar menos e descascar mais. A substituição dos ultraprocessados por frutas, sucos de frutas sem açúcar, biscoitos feito à base de farinhas como soja, milho, amêndoas e côco são boas opções para iniciar este processo. Confira:

– No lugar de bolacha: cookies integrais;

– No lugar de alimentos enriquecidos com corantes e leite condensado: iogurte natural com frutas;

– Carboidrato não é vilão: capriche no sanduíche, invista em pães integrais, queijo branco com vegetais;

– Sucos de frutas são permitidos: invista nas frutas da época, faça mais perto da hora de sair de casa;

– Água também é importante: mantenha o hábito em casa, beba água junto com os seus filhos;

– Apertou o tempo para prepara o lanche? Leia o rótulo dos alimentos, priorize aqueles que são compostos por um ou dois ingredientes apenas.

SOBRE O COLÉGIO STELLA MARIS

Com mais de 55 anos de dedicação à educação e formação integral de seus alunos, o Colégio Stella Maris está entre as grandes referências de ensino em Curitiba e, atualmente, conta com três unidades nos bairros Água Verde, Juvevê e Xaxim. Fundado em 1963, o Colégio segue as premissas de ensino forte e personalizado, baseando a educação nos valores que primam pela família e pelo bom convívio social. O Colégio Stella Maris atingiu resultados pedagógicos expressivos ao longo dos anos, sendo reconhecido, em 2020, como a segunda escola com maior eficiência digital, dentre 34 escolas no Brasil. Buscando sempre adotar as mais modernas tendências pedagógicas, o Colégio e seus professores são conhecidos pela dedicação e a atenção individual ao aluno.

Fonte: Grupo Excom Comunicação

Para ler mais sobre sua saúde, clique aqui.

Sua saúde física e mental,  medicamentos, farmácias e drogarias estão no Portal Remédios com atualizações diárias a qualquer momento.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias  têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente. Não se automedique, consulte sempre um Médico ou Farmacêutico em suas respectivas áreas de responsabilidade.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias são de responsabilidade exclusiva das fontes citadas para todos os fins legais, sejam Assessorias de Imprensa, Marketing, Profissionais ou não, ou quaisquer outras, e não caracterizando em nenhum momento opinião, recomendação, aval ou informação de responsabilidade dos realizadores deste Portal de Notícias.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado Clique aqui