Capa » Doenças raras » Doença de Batten: Retrocesso no desenvolvimento pode ser um indicativo

Doença de Batten: Retrocesso no desenvolvimento pode ser um indicativo

É fundamental que as crianças com CLN2 tenham acesso ao diagnóstico e aos recursos de tratamento precocemente

São Paulo, junho de 2021 – O mês de junho é reservado para a conscientização sobre a Doença de Batten, que possui herança genética e pode se manifestar a qualquer momento a partir dos dois anos de idade, apresentando piora progressiva. Também conhecida como CLN2, é um dos 14 tipos conhecidos de Lipofuscinose Neuronal Ceróide (CLN, sigla em inglês) e está entre as doenças mais raras que existem, com incidência de 1 para cada 200 mil nascidos vivos[1].

Segundo o neuropediatra Dr. Alexandre Fernandes, as CLNs são provocadas por genes anormais incapazes de produzir as proteínas necessárias que, consequentemente fazem com que as células não funcionem corretamente. Muitas formas de doenças neurodegenerativas na infância, que se apresentam inicialmente, como convulsões, evoluem para danos cerebrais, demência, epilepsia, cegueira e perda das funções motoras como, por exemplo, a capacidade de deglutição[1].

“A Doença de Batten é devastadora não somente para a criança, mas também para seus familiares, cuidadores e todo seu ciclo social. Por isso, é extremamente importante lembrar que regredir não é normal. Uma criança que apresenta desenvolvimento normal até os dois anos e depois começa a ter regressão motora, atraso na fala e, principalmente, convulsão, precisa de encaminhamento ao especialista o quando antes”, esclarece Fernandes. É comum observar em crianças com CLN2, ou Batten, a dificuldade para caminhar e pronunciar as palavras, além disso, há uma frequência cada vez maior de ataques epiléticos associados.

A doença, geralmente, a doença ocorre por mutações genéticas no gene da CLN2, filhos de casal em que tanto o pai como a mãe carregam essas alterações têm 25% de chance de desenvolver a CLN2. Há, ainda, 50% de chances de a criança herdar o gene anormal apenas de um progenitor e ser um portador e não ser afetado pela doença. “Por isso, por vezes, os pais são pegos de surpresa pois, apesar de terem o gene comprometido, não sabem”, explica Dr. Alexandre.

O diagnóstico precoce dificilmente ocorre, uma vez em que, geralmente, Batten pode ser confundida com outras doenças. Além disso, segundo o especialista, existe uma cultura de priorizar o diagnóstico de doenças curáveis. “Apesar de ainda não ter uma cura para CLN2, ela pode ser manejada para que o paciente tenha melhor qualidade de vida e menor progressão da doença”, conta.

Essa realidade acaba tendo consequências irreparáveis, uma vez que os danos cerebrais causados são irreversíveis. Por isso, é essencial que ocorra campanhas que conscientizem a sociedade sobre os sintomas que podem afetar seus filhos, além de ressaltar a importância do diagnóstico precoce, a fim de evitar maiores perdas às crianças.

Um exemplo de iniciativa está a campanha “Tempo para eles” que conta com ações para a conscientização da doença com o engajamento nas redes sociais, por meio das hashtags #BattenDay e #TEMPOPARAELES. Para saber mais, acesse: https://www.battenday.com

Sinais e sintomas

Os primeiros sintomas da CLN2 são o atraso da linguagem e as crises epilépticas seguidos por perda de habilidades motoras e cognitivas já adquiridas. Contudo, há sintomas específicos de acordo com cada faixa etária[2]:

– Entre 1 e 4 anos: a principal manifestação inicial é o atraso na linguagem. No entanto, a epilepsia e a regressão neurológica também fazem parte desta fase.

– Entre 3 e 5 anos: há piora da regressão neurológica, da epilepsia (que torna-se refratária) e também há ataxia e distonia (contrações musculares involuntárias, que podem provocar movimentos e posturas anormais do corpo ou de um segmento dele).

– Entre 5 e 6 anos: a criança pode parar de falar, de andar e inicia o uso de cadeira de rodas.

– Entre 7 e 8 anos: fica mais evidente o quadro de demência, espasticidade (alteração no tônus muscular) e perda da visão.

– Entre 8 e 12 anos: a criança pode já estar acamada, com perda de visão e epilepsia refratária.

Em alguns casos, os sinais clínicos são sutis, com mudança da personalidade e de comportamento e aprendizagem lenta[3].

Sobre a Biomarin

A BioMarin é uma empresa global de biotecnologia que desenvolve e comercializa terapias inovadoras para doenças genéticas raras, graves e com risco de vida. O portfólio da empresa consiste em sete produtos comercializados em todo o mundo, e vários candidatos a produtos em fase de teste clínicos ou pré-clínicos. No Brasil, a empresa comercializa quatro produtos para doenças raras.

Referencias

[1] Claussen M, Heim P, Knispel J, Goebel HH, Kohlschütter A. Incidence of neuronal ceroid-lipofuscinoses in West Germany: variation of a method for studying autosomal recessive disorders. American Journal of Medical Genetics. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1609834/
[2] Williams, R.E, Adams, H. R, Blohm, M. Management Strategies for CLN2 Disease. Pediatric Neurology. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28335910/
[3] https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/48425/Poster_12115.pdf?sequence=2

Fonte: llorenteycuenca.com

As informações veiculadas neste Portal de Notícias  têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente. Não se automedique, consulte sempre um Médico ou Farmacêutico em suas respectivas áreas de responsabilidade.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias são de responsabilidade exclusiva das fontes citadas para todos os fins legais, sejam Assessorias de Imprensa, Marketing, Profissionais ou não, ou quaisquer outras, e não caracterizando em nenhum momento opinião, recomendação, aval ou informação de responsabilidade dos realizadores deste Portal de Notícias.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado Clique aqui