Capa » Alergias » Alergia, quando o inimigo dorme com você

Alergia, quando o inimigo dorme com você

Alergista explica como travesseiros e colchões podem ser inimigos de quem tem algum tipo de alergia

Todos os dias você afofa os travesseiros, estica as cobertas e se prepara para uma noite de sono tranquila e reparadora, certo? Errado! Para quem tem alergia, a cama pode ser um dos piores locais da casa e a noite, uma hora de pesadelo e crises de espirros.

“Travesseiros e colchões juntam suor, saliva, células mortas da pele e essas substâncias alimentam os ácaros que acabam penetrando no tecido”, conta a Dra. Brianna Nicoletti, alergista e imunologista pela USP, “com o tempo, eles acabam morrendo, mas a proteína alergênica que carregam permanece dentro dos travesseiros e colchões onde respiramos diretamente por 8 horas (na média) por dia”.

Parece assustador? Pois aí está a importância da higienização e da troca do colchão e do travesseiro de tempos em tempos.

Segundo Dra. Brianna, os travesseiros devem ser trocados a cada dois anos, mesmo se forem higienizados a cada seis meses ou se usar algum tipo de protetor específico. “É que depois desse tempo, 30% do peso do produto, independentemente do seu estado, é composto por excrementos e restos de ácaros”, conta. Apesar de serem feitos para durar até 10 anos, a recomendação é que a troca do colchão seja feita entre 5 e 7 anos. E o uso “inadequado” pode encurtar esse prazo. Com o mau uso, a alergia cita dormir em um colchão que não oferece sustentação suficiente ou não fazer uma boa higienização nem o giro regular. Colocar travesseiros e colchões ao sol de vez em quando também ajuda a eliminar os ácaros, mas segundo a médica, não elimina a proteína que causa a alergia. O ideal, para os travesseiros, é uma lavagem completa – que pode ser feita em casa ou em lavanderia – e, para o colchão, o uso de capas protetoras, além do giro da peça.

Dra. Brianna Nicoletti

• Médica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003)

• Residência médica em Medicina Interna pela Universidade Estadual de Campinas (2006)

• Residência médica em Alergia e Imunologia Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009)

• Associada à Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia

• Médica Especialista em Alergia e Imunologia do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein (desde 2013)

• Integrante da equipe de Qualidade da UnitedHealth Group (desde 2011)

Fonte:

UPDATE COMUNICAÇÃO

Sua saúde física e mental,  medicamentos, farmácias e drogarias estão no Portal 2A+ Remédios com atualizações diárias a qualquer momento.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias  têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente. Não se automedique, consulte sempre um Médico ou Farmacêutico em suas respectivas áreas de responsabilidade.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias são de responsabilidade exclusiva das fontes citadas para todos os fins legais, sejam Assessorias de Imprensa, Marketing, Profissionais ou não, ou quaisquer outras, e não caracterizando em nenhum momento opinião, recomendação, aval ou informação de responsabilidade dos realizadores deste Portal de Notícias.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado Clique aqui