Capa » Ansiedade » 39,04% das pessoas entrevistadas pela Sharecare apresentam risco alto ou muito alto de desenvolver depressão, ansiedade, estresse, burnout e insônia

39,04% das pessoas entrevistadas pela Sharecare apresentam risco alto ou muito alto de desenvolver depressão, ansiedade, estresse, burnout e insônia

O risco alto para depressão foi identificado em mais de 28% da população apontada como elegível ao Programa de Saúde Mental

A infecção pelo SARS-CoV-2 é um assunto notório, amplamente difundido em nossa sociedade, assim como seus efeitos imediatos. No entanto, existe outra preocupação, que ganha uma proporção ainda maior no período: o aumento da incidência das doenças mentais. Por meio de seu Programa de Saúde Mental, a Sharecare, líder em gestão de saúde integrada e digital, monitora a população com a utilização de protocolos clínicos e do cuidado coordenado. A jornada se inicia com uma avaliação do bem-estar emocional do indivíduo, que então é direcionado ao acompanhamento clínico por Consultores de Saúde e conta também com o serviço de Telepsicologia, caso seja identificada a necessidade.

Em uma amostra de 286 pacientes que realizaram o mapeamento da Saúde Mental; 39,04% das pessoas apresentaram risco alto ou muito alto de desenvolver alguma das principais condições investigadas: depressão, ansiedade, estresse, burnout e insônia. Dentre estas, 28,02% foram identificadas com riscos elevados para a depressão. Em relação à ansiedade, o número foi ainda mais expressivo, de 34,41%. A avaliação também contemplou altos níveis de estresse, 26,47%.

O cenário é preocupante e a pandemia age como um catalisador para o aparecimento ou agravo de doenças mentais. É notória a conexão entre adoecimento mental e fatores socioeconômicos — dentre os quais se encaixam as incertezas, o desemprego, o isolamento social e o luto. Todos estes fatores estão relacionados ao período de pandemia que estamos enfrentando.

“A pandemia trará reflexos que tendem a perdurar por algum tempo e as pessoas precisarão de suporte para cuidados mais contínuos e completos. Programas de Saúde Mental como o da Sharecare prestam assistência completa ao indivíduo. O compromisso é  conectar os principais recursos para o tratamento das doenças mentais: a terapia com o psicólogo, através da telepsicologia, o subsídio para a aquisição dos medicamentos e o acompanhamento pelos Consultores de Saúde, que reforçam a importância da adesão ao plano terapêutico e ao acompanhamento psiquiátrico” conta o Dr. Gentil Alves, Diretor de Novos Negócios na Sharecare.

Sobre a Sharecare:

Sharecare é o ecossistema da saúde que combina prevenção, atenção primária, telemedicina e soluções digitais, entregando resultados clínicos e financeiros. Fundada em 2010, nos Estados Unidos, a empresa serve a mais de 70 milhões de pessoas no Mundo. No Brasil, a Sharecare está presente desde 2016, quando adquiriu a Healthways, empresa líder em gestão de saúde populacional.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado Clique aqui