Capa » Ansiedade » 39,04% tem risco alto ou muito alto de depressão, ansiedade, estresse e outros

39,04% tem risco alto ou muito alto de depressão, ansiedade, estresse e outros

39,04% das pessoas entrevistadas pela Sharecare apresentam risco alto ou muito alto de desenvolver depressão, ansiedade, estresse, burnout e insônia

O risco alto para depressão foi identificado em mais de 28% da população apontada como elegível ao Programa de Saúde Mental

A infecção pelo SARS-CoV-2 é um assunto notório, amplamente difundido em nossa sociedade, assim como seus efeitos imediatos. No entanto, existe outra preocupação, que ganha uma proporção ainda maior no período: o aumento da incidência das doenças mentais. Por meio de seu Programa de Saúde Mental, a Sharecare, líder em gestão de saúde integrada e digital, monitora a população com a utilização de protocolos clínicos e do cuidado coordenado. A jornada se inicia com uma avaliação do bem-estar emocional do indivíduo, que então é direcionado ao acompanhamento clínico por Consultores de Saúde e conta também com o serviço de Telepsicologia, caso seja identificada a necessidade.

Em uma amostra de 286 pacientes que realizaram o mapeamento da Saúde Mental; 39,04% das pessoas apresentaram risco alto ou muito alto de desenvolver alguma das principais condições investigadas: depressão, ansiedade, estresse, burnout e insônia. Dentre estas, 28,02% foram identificadas com riscos elevados para a depressão. Em relação à ansiedade, o número foi ainda mais expressivo, de 34,41%. A avaliação também contemplou altos níveis de estresse, 26,47%.

O cenário é preocupante e a pandemia age como um catalisador para o aparecimento ou agravo de doenças mentais. É notória a conexão entre adoecimento mental e fatores socioeconômicos — dentre os quais se encaixam as incertezas, o desemprego, o isolamento social e o luto. Todos estes fatores estão relacionados ao período de pandemia que estamos enfrentando.

“A pandemia trará reflexos que tendem a perdurar por algum tempo e as pessoas precisarão de suporte para cuidados mais contínuos e completos. Programas de Saúde Mental como o da Sharecare prestam assistência completa ao indivíduo. O compromisso é  conectar os principais recursos para o tratamento das doenças mentais: a terapia com o psicólogo, através da telepsicologia, o subsídio para a aquisição dos medicamentos e o acompanhamento pelos Consultores de Saúde, que reforçam a importância da adesão ao plano terapêutico e ao acompanhamento psiquiátrico” conta o Dr. Gentil Alves, Diretor de Novos Negócios na Sharecare.

Sobre a Sharecare:

Sharecare é o ecossistema da saúde que combina prevenção, atenção primária, telemedicina e soluções digitais, entregando resultados clínicos e financeiros. Fundada em 2010, nos Estados Unidos, a empresa serve a mais de 70 milhões de pessoas no Mundo. No Brasil, a Sharecare está presente desde 2016, quando adquiriu a Healthways, empresa líder em gestão de saúde populacional.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias  têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente. Não se automedique, consulte sempre um Médico ou Farmacêutico em suas respectivas áreas de responsabilidade.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias são de responsabilidade exclusiva das fontes citadas para todos os fins legais, sejam Assessorias de Imprensa, Marketing, Profissionais ou não, ou quaisquer outras, e não caracterizando em nenhum momento opinião, recomendação, aval ou informação de responsabilidade dos realizadores deste Portal de Notícias.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado Clique aqui