Capa » Crianças / Infantil » Quatro indicações do uso de probióticos em crianças
Quatro indicações do uso de probióticos em crianças
Foto: Divulgação

Quatro indicações do uso de probióticos em crianças

Crianças saudáveis, pais felizes. Não é verdade? A boa alimentação é a base para o crescimento saudável. A qualidade e a variedade dos alimentos que são oferecidos têm um papel importante. Mas, mesmo assim, algumas doenças ocorrem e são comuns na infância.

Para algumas situações, o probiótico será um importante aliado na recuperação infantil. Os probióticos são produtos à base de microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, proporcionam diversos benefícios à saúde.

Confira quatro situações em que o Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®), o probiótico mais estudados no mundo, pode contribuir para a saúde dos pequenos:

Diarreia aguda

A ocorrência de diarreia pode ser um sinal de que o seu corpo está passando por uma disbiose, ou seja, quando os micro-organismos que são benéficos para o seu intestino são minoria em comparação com os fungos e bactérias causadores de doenças. E nas crianças, se não tratada rapidamente, pode levar a quadro de desidratação. A boa notícia, que tranquiliza os pais, é que o uso de probióticos ajuda na recuperação dos pequenos. Um estudo feito com crianças com diarreia aguda, que deram entrada em pronto-socorro e receberam o LGG® por 5 dias, apresentaram recuperação mais rápida, em comparação àquelas que não usaram o probiótico.

Diarreia associada a antibióticos

Quando a criança está com uma infecção e precisa utilizar um antibiótico, particularmente por via oral, há grandes chances de uma disbiose ocorrer, isso porque o medicamento ataca as bactérias ruins que estão causando a infecção, mas também as boas. Consequentemente sintomas como diarreia, dor abdominal e até os vômitos podem aparecer.

Por isso, nos casos de tratamentos com antibióticos, é importante associar um suplemento de probiótico, o qual vai ajudar a repovoar o intestino com microrganismos benéficos.

Doenças respiratórias

A população infantil, em algum momento da vida, pode sofrer com infecções das vias aéreas superiores, principalmente aquelas que estão em idade pré-escolar (abaixo de 6 anos).

Isso ocorre porque nesta faixa etária o sistema imunológico ainda se encontra em desenvolvimento. Se os pequenos estão em berçários ou creches, as infecções respiratórias são mais frequentes. Vários estudos demonstram que o uso do LGG® pode ajudar a prevenir essas infecções, além de diminuir a duração e a intensidade dos sintomas, inclusive com menor utilização de antibióticos.

Doenças alérgicas

O uso contínuo de probióticos pode controlar a proliferação de bactérias “do mal” presentes no intestino, e ajuda o fortalecimento do sistema imune. As alergias e a imunidade estão correlacionadas.

O probiótico LGG® tem benefícios no controle e prevenção de processos alérgicos, como a dermatite atópica e alergia ao leite de vaca.

Referências

  1. Stetsiouk O. U. et al. The evidence base and practical approaches to probiotic use in clinical practice: a focus on Lactobacillus rhamnosus GG and Bifidobacterium lactis Вb-12. Clinical Microbiology and Antimicrobial Chemotherapy, 2019.
  2. Capurso L. Thirty Years of Lactobacillus rhamnosus GG. J Clin Gastroenterol., 2019.
  3. Nixon AF, Cunningham SJ, Cohen HW, Crain EF. The effect of lactobacillus GGon acute diarrheal illness in the pediatric emergency department. Pediatr Emerg Care. 2012;28(10):1048-51
  1. Hojsak I, Snovak N, Abdović S, Szajewska H, Misak Z, Kolacek S. Lactobacillus GG in the prevention of gastrointestinal and respiratory tract infections in children who attend day care centers: a randomized, doubleblind, placebo-controlled trial. Clin Nutr. 2010;29(3):312-6.
  2. Hojsak I, Abdović S, Szajewska H, Milosević M, Krznarić Z, Kolacek S. Lactobacillus GG in the prevention of nosocomial gastrointestinal and respiratory tract infections. 2010;125(5):e1171-7.

Para mais informações sobre os probióticos da marca americana Culturelle®, acesse o instagram @culturellebrasil ou o site: https://culturelle.com.br/

Culturelle® e Culturelle JuniorTM são marcas registradas da DSM.

LGG® é uma marca registrada da Chr. Hansen A/S.

Reg. MS: 673990004/67

3990003/673990002

Fonte: VV4PR Comunicação Integrada

Para ir ao Portal 2A+ Farma, clique aqui.

Para ler mais sobre sua saúde, clique aqui.

Sua saúde física e mental,  medicamentos, farmácias e drogarias estão no Portal 2A+ Remédios com atualizações diárias a qualquer momento.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias  têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente. Não se automedique, consulte sempre um Médico ou Farmacêutico em suas respectivas áreas de responsabilidade.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias são de responsabilidade exclusiva das fontes citadas para todos os fins legais, sejam Assessorias de Imprensa, Marketing, Profissionais ou não, ou quaisquer outras, e não caracterizando em nenhum momento opinião, recomendação, aval ou informação de responsabilidade dos realizadores deste Portal de Notícias.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado Clique aqui