Capa » Equipamentos » Pilar Hospital realiza primeira cirurgia com robô que otimiza a colocação de prótese de joelho
Pilar Hospital realiza primeira cirurgia com robô que otimiza a colocação de prótese de joelho
Foto: Divulgação Atitudecom

Pilar Hospital realiza primeira cirurgia com robô que otimiza a colocação de prótese de joelho

O robô ROSA® Knee System auxilia cirurgiões, realizando o ajuste fino na colocação mais precisa de 
uma prótese para que tenha um tempo de vida útil maior, além de possibilitar ao paciente uma reabilitação mais rápida e menor tempo de internamento

O Pilar Hospital (Curitiba/PR), realizou, no último dia 5, a primeira cirurgia com o mais novo robô do seu parque tecnológico, o ROSA® Knee System, desenvolvido pela Zimmer Biomet, para a colocação de prótese de joelho.

A paciente, Rosa Crippa, de 76 anos, auxiliar de enfermagem aposentada, apresentava desgaste nos dois joelhos, além de um desvio e dizia que a sua qualidade de vida estava prejudicada pelas dores e dificuldades de locomoção. “A cirurgia me proporcionará voltar a uma rotina normal e ter mais equilíbrio. Os resultados estão sendo rápidos, não sinto dor nesse pós-cirúrgico e em menos de dois dias já estou conseguindo caminhar e fazer exercícios com a perna”, conta.

O cirurgião ortopedista responsável pela cirurgia de Rosa Crippa, Dr. Mario Massatomo Namba, explica que o robô atua como um assistente cirúrgico, ajudando o médico a trabalhar com maior eficiência e precisão durante uma artroplastia, procedimento que consiste na colocação de uma prótese no joelho do paciente, substituindo uma articulação desgastada e dolorosa. “O robô traz como um dos principais diferenciais a possibilidade de fazer um planejamento pré-operatório que permite antever o que será realizado no procedimento, aumentando, assim, o grau de precisão do procedimento cirúrgico. Ele também possibilita, durante a cirurgia, a checagem correta de todas as etapas, oferecendo, assim, uma maior segurança para os profissionais e pacientes”, avalia.

Robótica avançada em prol da saúde

A robótica ortopédica proporciona um refinamento para este tipo de cirurgia, conforme comenta o Dr. Luis Antonio Bauer, médico ortopedista cirurgião de quadril e joelho e traumatologista do esporte no Pilar Hospital. “O robô é utilizado em um momento específico da cirurgia, para os cortes ósseos após a exposição da articulação desgastada. Nesse momento, começa a entrar em ação o robô. Seus sensores vão fazer uma montagem virtual da imagem do joelho para que ele auxilie nos cortes do fêmur e da tíbia”, explica o médico.

Segundo o especialista, essa cirurgia já tinha um excelente resultado, mas com o uso do ROSA® Knee System chegará a resultados ainda melhores. O Dr. Luis Antonio relata que entre os benefícios estão o menor tempo de cirurgia, posicionamento dos componentes da prótese perto da perfeição e menor lesão de cortes moles (tudo o que não for ósseo, como pele, músculo, tendão, ligamento). “O robô fornece uma visualização mais precisa para que sejam feitos os cortes. Com menos lesões, o normal é que o paciente se recupere mais rápido e com menor internamento”, diz.

O posicionamento de uma prótese mais perto da perfeição é provavelmente a maior vantagem proporcionada pelo uso do ROSA® Knee System. Quanto mais precisa for a colocação, maior o tempo de vida útil da prótese. “Com a interpretação do robô, dos exames de imagem que são feitos antes da cirurgia e a colocação dos sensores durante a cirurgia, chegamos a uma prótese o mais perto possível da perfeição, que é uma prótese bem colocada, com a perna reta”, relata o médico.

“A confiabilidade de um cirurgião experiente já traz um resultado muito bom, mas as pequenas imperfeições podem ser evitadas durante a cirurgia antes dos cortes serem realizados, pois na tela do robô vemos em números e em imagem o que cada corte irá gerar”, relata o Dr. Luis Antonio.

Na área de ortopedia, o joelho é uma das articulações mais operadas. Com o olhar no futuro, o médico antecipa que cirurgias desta região do corpo deverão aumentar. “Com o envelhecimento da população, melhores condições de vida e melhor qualidade de assistência médica, a previsão é que essa cirurgia seja mais frequente no futuro, pois a população está vivendo mais. É normal que o desgaste de articulações aconteça com o avanço da idade. Esta deve ser uma cirurgia que vai crescer nos próximos anos.”

O ROSA® Knee System já está em funcionamento no Pilar Hospital, em Curitiba (PR), e é um dos primeiros da Região Sul. “Com mais esse instrumento no nosso parque tecnológico do hospital chegamos à vanguarda da ortopedia mundial. Os melhores hospitais do mundo estão utilizando esse robô e tê-lo no hospital faz com que o Pilar se aproxime das instituições americanas e europeias”, comenta o médico.

Sobre o Pilar Hospital
Localizado no bairro Bom Retiro, em Curitiba (PR), o Pilar é referência em procedimentos de alta complexidade com o seu moderno centro cirúrgico, que traz equipamentos de ponta. A infraestrutura inclui ainda uma Unidade de Atendimento 24 Horas para o acolhimento de qualquer tipo de urgência e emergência e um centro médico voltado para consultas. Um diferencial é o investimento constante em padrões rígidos de qualidade, que garantem o bom funcionamento de todos os processos hospitalares. A empresa possui o selo “Nível III – Acreditado com Excelência”, ponto máximo da certificação de qualidade hospitalar outorgada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) por meio de avaliação do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS). Mais informações no site https://www.hospitalpilar.com.br, ou pelas redes sociais do hospital, no Facebook, Instagram e Youtube.

Sobre a Hospital Care
A Hospital Care é uma holding administradora de serviços da saúde. Criada em 2017, é a primeira companhia no Brasil a trabalhar com o modelo de gestão baseado nas ACO´s (Accountable Care Organizations) dos Estados Unidos, organizações responsáveis pelo cuidado e compartilhamento de risco com as operadoras. Este modelo integrado de gestão da saúde tem o objetivo de promover o equilíbrio de interesses entre pacientes, médicos, fontes pagadoras, parceiros e acionistas. Pertencente à gestora Crescera e aos fundos Santa Maria e Abaporu, a Hospital Care tem como estratégia de atuação a presença em cidades que funcionam como polos regionais para a gestão de saúde populacional, como Campinas, Ribeirão Preto, Florianópolis e Curitiba, fortalecendo todo o sistema de saúde do país.

Sobre a Zimmer Biomet
Fundada em 1927 e sediada em Warsaw, Indiana (EUA), a Zimmer Biomet é líder global em saúde musculoesquelética. A empresa desenha, fabrica e comercializa produtos reconstrutivos ortopédicos; produtos de medicina esportiva, biológicos, extremidades e traumas; tecnologias office-based; produtos de coluna, craniomaxilofacial e torácico; implantes dentários; e produtos cirúrgicos relacionados. A companhia colabora com profissionais de saúde em todo o mundo para aumentar o ritmo da inovação. Seus produtos e soluções ajudam a tratar pacientes que sofrem de doenças ou lesões em ossos, articulações ou tecidos moles. Junto com profissionais de saúde, ajudam milhões de pessoas a viverem melhor. A Zimmer Biomet possui operações em mais de 25 países e comercializa seus produtos em mais de 100 localidades.
Para mais informações, acesse www.zimmerbiomet.com ou siga a Zimmer Biomet Brasil no Linkedin https://linkedin.com/showcase/zimmerbiometbrasil .

Fonte: Atitudecom

Para ler mais sobre sua saúde, clique aqui.

Sua saúde física e mental,  medicamentos, farmácias e drogarias estão no Portal 2A+ Remédios com atualizações diárias a qualquer momento.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias  têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente. Não se automedique, consulte sempre um Médico ou Farmacêutico em suas respectivas áreas de responsabilidade.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias são de responsabilidade exclusiva das fontes citadas para todos os fins legais, sejam Assessorias de Imprensa, Marketing, Profissionais ou não, ou quaisquer outras, e não caracterizando em nenhum momento opinião, recomendação, aval ou informação de responsabilidade dos realizadores deste Portal de Notícias.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado Clique aqui