Capa » Home » Perda auditiva precisa ser diagnosticada precocemente para evitar outros problemas, como a demência
Perda auditiva precisa ser diagnosticada precocemente para evitar outros problemas, como a demência
Foto: Canva

Perda auditiva precisa ser diagnosticada precocemente para evitar outros problemas, como a demência

A partir dos 45 anos, a cóclea começa a se degenerar; grande parte das pessoas com mais de 60 anos têm algum grau de perda auditiva

A perda auditiva induzida pelo envelhecimento, também conhecida como presbiacusia, pode acontecer em qualquer pessoa a partir dos 45 anos, quando a cóclea, que é nosso órgão de audição, começa a sofrer uma degeneração natural. Apesar de haver exceções, grande parte das pessoas com mais de 60 anos apresenta algum grau de perda auditiva. O diagnóstico deve ser feito precocemente porque já existem estudos que apontam que a perda auditiva está relacionada a demência.

De acordo com a otorrinolaringologista da Surgical Medicina Integrada, Vanessa Rocha, formada pela Unicamp, é muito importante detectar de forma precoce a perda auditiva e usar o aparelho auditivo, se for necessário. “Já há vários estudos hoje na literatura que associam perda de audição com demência, que é a redução lenta e progressiva da memória, pensamento, juízo e capacidade de aprendizado. Isso acontece porque, quando tem dificuldade para ouvir, o idoso não interage mais com o ambiente externo, não consegue mais participar de conversas, acaba ficando isolado e retraído”, explica. “Uma pessoa com perda auditiva deixa de receber muitos estímulos, além da voz em si. Ela não ouve mais os sons do ambiente, barulho de outras pessoas, de animais e da natureza, por exemplo. Portanto, se fizermos o diagnóstico precoce, intervir e tratar, é uma forma de prevenir a demência”, completa.

Muitos idosos relutam em procurar atendimento médico logo que começam a ter perda auditiva, até por preconceito em usar o aparelho. “Usar o aparelho é como usar óculos. Os óculos nos ajudam a enxergar melhor e o aparelhinho nos ajuda a ouvir melhor”, compara a médica. “Quando usamos o aparelho auditivo de forma regular, todos os dias, o paciente começa a entender melhor as palavras e os sons do dia a dia”, comenta Vanessa. De acordo com ela, o AASI (aparelho de amplificação sonora individual) é indicado aos pacientes com perda de audição mais acentuada e, principalmente, quando associada ao zumbido.

A reabilitação da audição proporciona diversos benefícios. Entre eles, estão a redução do isolamento social e dos sinais de depressão, a melhora da memória a curto prazo e também a melhora da função executiva.

Segundo Vanessa, pessoas com antecedentes familiares ou que possuem uma genética favorável à perda de audição costumam apresentar o problema de forma mais precoce. A perda auditiva é diagnosticada com um exame chamado audiometria completa, que deve ser feito por todas as pessoas a partir dos 45 anos. “A partir do exame, que é aquele da cabine, em que o paciente responde, levanta uma mão, levanta a outra, de acordo com o que ele está escutando, a gente consegue entender se a audição dele é normal ou não”, explica.

Sobre a Clínica Surgical Medicina Integrada:

A Clínica Surgical Medicina Integrada foi inaugurada em Campinas, pelo Grupo Surgical, e conta com mais de 20 especialidades médicas em um só lugar. Ela tem como conceito oferecer aos pacientes da cidade e região um atendimento diferenciado e integrado de atendimento, seguindo os mesmos critérios de qualidade e atendimento que marcam a trajetória do grupo desde sua fundação, em 2013.

Fonte:

Capovilla Comunicação

As informações veiculadas neste Portal de Notícias  têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente. Não se automedique, consulte sempre um Médico ou Farmacêutico em suas respectivas áreas de responsabilidade.

As informações veiculadas neste Portal de Notícias são de responsabilidade exclusiva das fontes citadas para todos os fins legais, sejam Assessorias de Imprensa, Marketing, Profissionais ou não, ou quaisquer outras, e não caracterizando em nenhum momento opinião, recomendação, aval ou informação de responsabilidade dos realizadores deste Portal de Notícias.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado Clique aqui